sábado, 13 de outubro de 2012

Paróquia realiza Formação Missionária em preparação para as Missões

       A Paróquia de Uauá, em preparação para as Missões que acontecerão no próximo dia 20 e 21 de outubro, realizou nesse sábado (13) uma Formação Missionária, que reuniu representantes das comunidades rurais, bem como das pastorais e movimentos da sede do munícipio.
      O encontro contou com a presença do missionário de Juazeiro-BA, Ítalo Nunes e do Pároco José Erimatéia, que explanaram a urgência da atuação de missionários leigos no mundo atual, os desafios da missão e a sua importância na vida da Igreja e do povo. 
         Ser missionário não é só dizer que Jesus existe, é mostrar com as ações que Ele existe e está conosco, afirma Padre José Erimatéia. A atuação do servo missionário deve ser percebida em cada gesto e palavra, este configura-se no primeiro passo a ser dado, a mudança pessoal que leva, mesmo no silêncio, a uma mudança coletiva.  Dessa forma, surge a urgência das ações externas, onde, segundo o Documento de Aparecida, a Igreja para ser missionária precisa desistalar-se, ir ao encontro do outro, ir às necessidades dos pobres, (de todos os tipos de pobreza). Ir às famílias, aos jovens, ter coragem e o auxílio do Espírito Santo, além de, ser insistente. "Necessário é, insistir na missão" frisa Ítalo Nunes.
      Conhecendo os personagens da evangelização, torna-se mais fácil a propagação do Evangelho, logo, o papel do evangelizador é anunciar, levar a boa notícia, compete ao Espírito Santo convencer e converter a pessoa que recebe, e esta, por final, deve acolher e responder com presteza a Palavra anunciada.
       Dentro disso, não pode haver no missionário espaço para o ócio e para lamentações, como descreve São Paulo em suas cartas "Anunciar o Evangelho não é glória para mim, é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho" ICor 9,16). Essa já é uma função do homem, que nasceu para ser um missionário, como afirma o documento Apostolicam Actuositatem: "A todos os fiéis incumbe, portanto, o glorioso encargo de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens de toda a terra."
             
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário