quarta-feira, 25 de junho de 2014

A Paróquia encerra os festejos do padroeiro com a maior procissão dos últimos 91 anos

       Depois de nove dias de celebração, quermesse, entrega de ramos, alvorada e outras tradições a Paróquia de Uauá realiza o encerramento dos festejos do seu padroeiro São João Batista com a maior procissão dos últimos 91 anos, segundo um trabalho de pesquisa realizado por uma paroquiana e a primeira  procissão com a presença das comunidades rurais. 
         A programação desse dia 24 iniciou-se com a Missa matinal presidida pelo Bispo Dom José Geraldo, onde ressaltou a missão de cada cristão em ser luz, "não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações para propagar a minha salvação até os confins do mundo" (Is 49, 6,) lembrou o Bispo com as palavras do livro do profeta Isaías. E para que isso ocorra é necessário dar testemunho de fraternidade e  paz em todos os lugares, sobretudo na família amando e cuidando dos seus. Além disso, Dom José salientou que os festejos a um padroeiro são, antes de tudo, para mostrar que a vida deles são modelos a serem seguidos por todos, reforçando ainda mais o compromisso que deve-se ter com o "ser luz". 
         À tarde todas as comunidades do interior do município, obedientes ao convite paroquiano, trouxeram a imagem dos seus padroeiros e juntos ao pessoal da sede realizaram uma grande procissão, tendo São João Batista à frente. A caminhada iniciou-se na Igreja do Divino Pai Eterno, na Vila dos Gomes, percorreu a principal avenida da cidade e encerrou-se em frente à Igreja Matriz emocionando os presentes e mostrando, como afirmou o Padre José Erimatéia que "as imagens são fotografias das pessoas que foram fiéis a Deus e ao Seu projeto". A devoção aos santos foi marcada pela adoração à Jesus Eucarístico, o centro da vida dos católicos, ocorrendo ao final, a benção do Santíssimo.

Meire Souza
Pascom Uauá
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário